2 de ago. de 2010

AKAI APC40 e APC20




A Akai está se enfiando cada vez mais Fundo nessa coisa de DJING , e estão investindo pesado no seguimento ! Até Aplicativo para Iphone os caras estão fazendo (rsrsrs).
E hoje irei falar do AKAI APC40 e o irmão mais novo , AKAI APC20.

O APC40 e o APC20 são exatamente iguais na questão de construção e configuração com Ableton Live . Em questão de valores , lá fora (ebay) um APC40 custa em trono de U$300 e o APC20 custa em torno de U$ 200. A diferença BRUTA de um para o outro é a quantidade de controles , mas como já dito à cima , não existe diferença alguma na qualidade do produto quando se compara os 2 !



Pontos Positivos : Construção ótima , solida e um visual Lindo ! A Carcaça é de Aluminio , Knobs em plástico e Borracha , Botões em Borracha . É um Aparelho Plug And Play com Ableton Live , mas se você é do cara que gosta de PERSONALIZAR controles , fica despreocupado ... ele também faz isso !

Pontos Negativos : Como ele tem muito LED nos botões , necessita de fonte de energia ... Não roda somente com a Energia fornecida pela USB . E Não é MIDI aberto , isso significa que só funciona com o Ableton Live , não é igual os MPD que você roda em qualquer programa que entenda MIDI ! (já pensou que belezinha esse APC num Traktor ??? ia fazer ESTRAGO com 4 Decks em ?) Queria corrigir essa parte com a ajuda do BEVI do UNDOG.
Não é que não é MIDI aberto como eu disse ... ela é MIDI aberto SIM , mas os MAPERS que vem com o controlador , são somente para uso no Ableton Live 8 ... (Obrigado Bevi pela correção Bevi !!!)


RESUMO : É um aparelho SHOW de bola no quesito Custo-Beneficio , mas não se deixe enganar só porque o aparelho é barato , pois ele é de nível profissional !
Para aqueles Exagerados de plantão , se o APC40 não for o bastante , você pode ligar até 6 unidades simultaneamente (rsrsrs , melhor não né ? rsrsrs a não ser que você queira fazer um Orquestra de APC's rsrsrs)



SOFTWARE

O APC20 só roda com o LIVE 8 , abaixo disso não funciona , já o APC40 vai normal com versões anteriores ...
Mas ambos vem com CD de instalação do “Ableton Live 8 Akai Professional APC Edition” , que funciona perfeitamente para Gravação , Apresentação e Produção , mas é limitado a 8 faixas de áudio , 8 faixas MIDI e 20 cenas , bem como outras limitações relacionadas ao áudio I / O .
Mas se você quiser fazer um Upgrade , só abrir a mão e tirar o escorpião do Bolso rsrsrs !
Atualização para “Live 8 Intro” (U$99 para download / U$139 com caixa), o “Live 8” (U$449 para download / U$549 com caixa) ou “Ableton Suite 8” (U$699 para download / U$ 849 com caixa) .
É UMA BICA no estomago esses preços , claro ... mas não se assuste ... com o programa que vem com o APC vc já faz um belo trabalho ... EU por ex. não teria necessidade de comprar nenhuma atualização para fazer meu som de hoje em dia !



RESUMO:

Você deve estar se perguntando ... “ Mais Guto , qual eu devo comprar cara ??? o 40 ou o 20 ? “.
E eu respondo à você ... Se você usa muito efeito , usa muito filtro , esse tipo de coisas que precisa muito de botões giratórios , vai de APC40 , mas se você só dispara samplers , e faz mais um DJ SET , vai de APC20 ... Como eu disse , não existem diferenças entre os 2 aparelhos , em relação a funcionalidade e construção !!!


Depoimento de quem USA por BEVI do UNDOG:

Comentei aqui sobre a APC40 e o Guto me pediu um depoimento aqui sobre minha experiência com a controladora.

Quando comecei a tocar com o Live eu usava uma BCF2000, com 8 faders e knobs para controlar os volumes e efeitos dos oito canais. É uma controladora ótima e como o Ableton Live era um tanto mais simples naquela época ela super dava conta do recado.

A maior desvantagem que eu tinha em relação ao Live com BCF era o fato de que eu soltava as Tracks todas no trackpad do mac, então só conseguia soltar uma, no máximo duas, de uma vez só. Eu não uso Scenes, prefiro deixar o Ableton Live livre pra que eu possa improvisar, então o jeito era soltar as coisas uma a uma, na mão mesmo.

Quando o Live 8 foi anunciado e com ele a APC40, a grande evolução que se via em relação à controle é que agora, graças à integração do MAX/MSP ao live, existia a possibilidade de controles dinâmicos. O grande lance pro meu live em específico é a possibilidade de navegar no live e soltar tracks, várias ao mesmo tempo, tudo pela controladora. Assim, eu mal encosto no computador durante o live inteiro, agora.

A APC20 é uma versão simplificada da 40, com a parte de lançar tracks, mas sem os Knobs e o crossfader do lado direito. Tem o mesmo controle de navegação e tal.

Uma opção bem interessante que rolou depois da APC40 foi a Novation Launch Pad. É só a parte de navegação e soltar tracks, e seu preço fica entre as duas da Akai.

Pra ver um pouco do meu uso da BCF e da APC40 tem alguns vídeos no Canal Undog no Vodpod: http://undog.vodspot.tv/



Site do Fabricante : APC40 & APC20


Vídeos:



7 comentários:

  1. meu... tenho a apc 40 e, brow, as duas funcionam midi aberto! tem até vídeo da galera usando com o traktor. eu só acho mesmo que não faz o menor sentido, já que o grande lance é usar os botões pra lançar as tracks. é a ferramenta usada, se a idéia não for live.

    outra coisa... as duas funcionam como midi aberto em qualquer programa que aceite controlador midi. mas os presets de navegação e tal, são via max/msp, ou seja, em ambas isso só vai funcionar no live 8!

    abs.

    - undog

    ResponderExcluir
  2. fala ae bevi ... vou editar o texto do Post a respeito do midi aberto ... acho que com essa confusão de os mapers originais serem só pra ableton , me confundi nas traduções (meu inglês num é bom não rsrsrs)

    ResponderExcluir
  3. amigo to aqui pensando em fazer um curso de ableton live e tava pensando em como fazer e comprar tudo ao mesmo tempo, dai vc me diz q o apc40 ja vem com o Ableton e imagina pra mim q vou começar a estuda-la ainda...ta bom demais...!
    obrigado pelas dicas de coração !

    ResponderExcluir
  4. comprei uma de fato é surpreendente, no inicio funcionou legal, mas depois que tentei configurar ao virtual dj, deu pau e não obedece meu note, tem apenas uma semana de uso.O que faço? já pesei em trocar-la por cdjs.

    ResponderExcluir
  5. Estou começando agora e gostaria de saber qual você acha melhor Apc 20 ou novation launchpad?

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma dúvida com relação a APC20. Ela não tem os Knobs, como faço para tirar/colocar o grave, mpedio e agudo? (pergunta de quem nunca usou o ableton e uma akai) hehehehehehe

    ResponderExcluir
  7. Para quem vai começar tocar eu vou compra akai apc 20 será mais facil de aprender? obrigado

    ResponderExcluir