12 de jul. de 2010

Akai MPD-24

Você é do cara que curte aquelas batidas de hip-hop bem elaboradas ? Ou é daquele cara que acha legal quando vê um Dj de Funk fazendo uma montagem ao vivo ?

Se você for um desses caras , então pode ser que você possa fazer o mesmo que os caras que você admira fazem ! O Akai MPD-24 é uma plataforma MIDI que permite (com um preço BEM mais em conta que seu PAPAI "MPC") vc fazer montagens ao vivo , ou se preferir , disparar Samplers e Loops no meio de uma música (ou até criar a sua própria Ao vivo) , e ainda se quiser , pode configurar ele em um programa do tipo Virtual DJ e tocar como se fosse um controlador de DJing.

Pois é , o AKAI MPD-24 é bem versátil ... pode-se fazer miséria com essa criança ...

Mas ele não faz tudo que um MPC faz ... só se parece com o MPC ... não tem entrada nem saída de áudio , precisa ser comandado por um Computador ... ele só manda mensagens MIDI ao seu computador , que interpreta isso como um comando para o programa que você o configurou !

Por isso disse que ele é Versátil ... ele pode funcionar com qualquer programa que entenda MIDI ... ele é todo configurável , então o limite é sua imaginação na hora de usar ele com seu programa preferido rsrsrs
Mas se você é do cara que não tem paciência para ficar fazendo mapeamento , não se assuste , ele vem com Pré-sets para os programas mais populares que temos por ae ...








Um Ponto legal dele é que ele é alimentado via USB que trabalha como MIDI in/out , mas tb tem conecção de 5 pinos ... isso significa que ele pode ser usado com outras plataformas MIDI , como as analógicas de antigamente ... (os famosos Módulos MIDI rsrsrs).
Tem também um Display que passa informações do que vc está controlando ... isso ajuda muito em uma casa noturna rsrsrs !

Como vocês podem ver na imagem à cima , ele tem 16 Pads (como os clássicos MPC's) , mas você não fica limitado nesses 16 somente , pois ele tem 4 bancos , que multiplica seus acessos rápidos para 64 ...
E não esquecendo dos Faders e dos botões rotativos que você configura como quiser !

O MPD vem com o FXpansion BFD Lite , que é um simulador de bateria , que é bom pra você pegar os macetes de mexer com o Akai ... mas certamente é mais legal usar com outros programas , como Ableton Live .

Resumo da Ópera (rs) , o MPD-24 é um ótimo controlador , confiável ... vem de um fabricante SUPER respeitado no mercado . Se você é um cara que tá querendo um MPC e não tem Grana , mas tem um NOT com um programa que simula um MPC ... manda bala no MPD-24 , vai ser uma compra ótima ... Sem dizer que ele não se limita só à função de Disparador de Samplers e Loops , você configura como quiser =) !

o preço de mercado dele no Brasil , é CARO , última vez que eu vi no Mercado livre , tinha um cara pedindo mais de R$ 1000,00 , mas na Gringa , custa em média U$ 169.00 NOVO ...

Tá ae a dica ...

vamos ver um vídeo do MPD-24 em ação ... abraços à todos e até à próxima





8 comentários:

  1. tenho um LPD8 da akai que tem um feeling mt bom, o q é estranho pois o feeling dos pads do MPK49, da akai tb, eu acho horrivel.

    Acabei d comprar um trigger finger, que tem, em vez de 4 bancos como essas AKAI, 16 BANCOS maluco, nem sei como tem tanto rs... agora a AKAI deu muuuito mole de por só 4 bancos. ridiculo, pelo menos 8 (q dá 128 pads preenchidos) tinha q ter...

    ResponderExcluir
  2. Leonardo ... se for pra ter TUDO ISSO de banco , pq não junta mais um pouco e compra logo o AKAI APC-40 ou até mesmo um AKAI APC-20 ??? Não vejo vantagem de ter tantos bancos assim nesse aparelho (MPD) , pois ele não tem recursos o bastante para se fazer um Live ... e tantos bancos assim é vantagem em um LIVE na minha opinião ! Um MPD ou até mesmo um Trigger Finger é para se fazer breves montagens ao vivo , ou até mesmo para COMPOR , não para se fazer uma apresentação completa ... Veja bem , não estou dizendo que é PROIBIDO fazer uma apresentação completa com ele , mas não foi PROJETADO pra isso !!!

    ResponderExcluir
  3. meu mano meu nome é MarC e eu gastaria de saber se vc tem informaçõs sobre a mpd18 Akai e se é dificiu de aprender a instalar e a usar?

    ResponderExcluir
  4. tudo bem cara ? o MPD18 é um aparelho MIDI , então vc tem que ter uma noção básica de Informática pra poder usar ... num é tão simples assim , não é um plug and play não ... eu aconselho vc pesquisar BASTANTE no youtube , sempre que tenho dúvidas eu olho lá ! sempre acha-se alguma coisa

    ResponderExcluir
  5. Guto de Almeida tenho uma tringger finger uso ela em apresentaçoes ao vivo e posso tocar com ela uma hora mais ou menos mesmo pq o braço cansa...agora tem um tal de dj lutucho que toca com ela e ja tocou para mais de 30 mil pessoas e casas noturnas por todo brasil...MPC é passado pois e muito mais cara complicada e nao e tao versatil como as MPDs o PC e seus mids veio para ficar e substituir os velhos aparelhos independetes...dando mais versatlidade e liberdade aos DJS...

    ResponderExcluir
  6. Flavinho , não diga isso para o Sany Pitbull que vc vai arrumar um inimigo =) rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Boa noite dj queria saber se posso usar o virtual Dj com a minha mpd 24. nao queria ficar so no battery e ter q comprar outro midi para mixar ,caso tenha preciso da sua ajuda com passo a passo ou links q possam me dar isso,vi vc comentando sobre o Sany, fui aluna dele no Red bull Favela Beat e podemos dizer ao colega q o som da mpc ainda e mto bom para o live e produção, mesmo q mais cara e pesada rsrs

    ResponderExcluir
  8. como eu compro esse mpd 24 na gringa... mede dicas eu tbm o preço no mercado livre e é bem salgadinho... abraço

    ResponderExcluir